Temporal
Temporal deixou 22 mil residências sem luz
Tempestade avariou rede elétrica de Pelotas e até o fim da tarde desta segunda-feira, 3,5 mil clientes da CEEE continuam sem energia
Paulo Rossi -
O temporal que atingiu a Zona Sul na noite do último domingo (18) deixou cerca de 22 mil residências sem luz em Pelotas. O cenário assustador, que apesar do alerta da Defesa Civil pegou as pessoas de surpresa, segue com consequências até a tarde desta segunda-feira, quase 24 horas depois da chuva ter parado. Na cidade, ainda há 3,5 mil domicílios sem energia elétrica. O problema é ainda maior para quem depende dela para o trabalho.
Um posto de gasolina na avenida Ferreira Viana ficou sem luz a partir das 23h30min de domingo. Até as 17h desta segunda, a situação ainda não havia sido totalmente normalizada. A energia no local estava funcionando em monofase. Para a bomba de gasolina funcionar é necessário o abastecimento trifásico. Assim, a proprietária Katherine Silveira estima um prejuízo de mais de R$ 10 mil reais pelos dois turnos sem atendimento a clientes.
Katherine aponta que procurou a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) por volta das 8h da manhã desta segunda e obteve como resposta que o atendimento demoraria no máximo quatro horas para ser realizado. Passado o período, procurou novamente a companhia e obteve a mesma resposta, com a explicação de que havia muitas solicitações de reparos em função do temporal.
O gerente Regional-sul da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Alexandre Ávila, explica que na noite de domingo 22 mil residências ficaram sem o fornecimento de energia - reflexo dos estragos na rede elétrica causados pela tempestade. Com equipes trabalhando durante a madrugada, o número de casas sem luz caiu para nove mil na manhã desta segunda e para 3,5 mil no fim da tarde.
O atendimento, segundo Alexandre, é determinado por prioridades: primeiro os casos que oferecem riscos à população. Depois para alimentadores de energia, que fornecem luz para um maior número de residências e em terceiro os problemas em transformadores. O caso do posto de Katherine, explica o gerente, se enquadra no "atendimento isolado, que soluciona problemas específicos em residências". Ainda de acordo com Alexandre, uma equipe da CEEE já está agendada para atender a localidade e até o fim do dia a situação deve ser normalizada.
Ventos de quase 70 km/h
Durante a semana, a Defesa Civil alertou sobre possíveis temporais para todo o Estado. Havia, inclusive, a possibilidade granizo. Em Pelotas, durante a tarde de domingo, a temperatura chegou aos 36,6 ºC. A viração começou por volta das 19h. Eventos de rua, que comemoravam o Saint Patrick's Day, foram interrompidos e uma casa noturna cancelou uma festa marcada para o fim da noite. Segundo dados do CPPMet, os ventos na cidade chegaram aos 69,5 km/h. Em Pinheiro Machado, a MetSul registrou ventos mais fortes, chegando até os 100 km/h.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário